Escola Dominical: Doutrina do Evangelho
‘Tinha-se Perdido, e Foi Achado’


Lição 18

“Tinha-se Perdido, e Foi Achado”

Lucas 15;17

Objetivo

Ajudar os alunos a compreenderem a alegria que sentimos quando nos arrependemos e quando ajudamos outras pessoas a se arrependerem.

Preparação

  1. Leia e pondere as seguintes escrituras e ore a respeito delas:

    1. Lucas 15:1–10. Por meio da parábola da ovelha perdida e da parábola da moeda de prata, Jesus ensina a respeito do valor das almas.

    2. Lucas 15:11–32. Por meio da parábola do filho pródigo, Jesus ensina que o Pai Celestial sente grande alegria em perdoar o que se arrepende. O Salvador também ensina Seus seguidores a perdoarem.

    3. Lucas 17:11–19. Um homem que Jesus curou de lepra volta para agradecer a Ele.

  2. Leitura adicional: Mateus 18:11–14.

  3. Se as gravuras O Filho Pródigo (Pacote de Gravuras do Evangelho 34730 059 – 220) e Os Dez Leprosos (Pacote de Gravuras do Evangelho 34730 059 – 221) estiverem disponíveis, utilize-as durante a lição.

  4. Sugestão didática: Jesus freqüentemente fez perguntas para incentivar seus ouvintes a colocarem em prática os princípios que ensinava. (Ver Mateus 16:13–16; Lucas 7:41–42.) Em espírito de oração, prepare perguntas que incentivem os alunos a participar das discussões e que irão ajudá-los a compreender e colocar em prática os princípios ensinados. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 105–106, 130–131.)

Sugestão para o Desenvolvimento da Lição

Atividade Motivadora

Se for adequado, utilize a seguinte atividade ou uma de sua escolha para começar a lição.

Peça aos alunos que falem de uma ocasião em que perderam algo que lhes era importante ou quando um membro da família se perdeu. Depois faça as seguintes perguntas:

• Como se sentiram quando perderam essa coisa ou essa pessoa? Como se sentiram quando essa pessoa ou objeto foi encontrado?

Você pode também pedir aos alunos que contem experiências que tiveram de se perderem e depois serem encontrados.

Explique-lhes que Jesus freqüentemente ensinava lições espirituais relacionandoas a experiências comuns das pessoas. Esta lição aborda algumas parábolas que ensinam a importância de procurar e encontrar aqueles que se perderam.

Discussão e Aplicação das Escrituras

Ao discutir as seguintes passagens das escrituras, ajude os alunos a compreenderem que o Pai Celestial e Jesus Cristo amam a cada um de nós e desejam que voltemos a viver com Eles.

1. O Salvador ensina a respeito do valor das almas.

Leia e discuta Lucas 15:1–10. Explique-lhes que Jesus ensinou a parábola da ovelha perdida e a parábola da moeda de prata depois que os fariseus e escribas murmuraram: “Este recebe pecadores, e come com eles”. (Lucas 15:2)

• Na parábola da ovelha perdida, o pastor deixa as noventa e nove para procurar a que se perdeu. (Lucas 15:4) Na parábola da moeda de prata, a mulher procura diligentemente a moeda perdida. (Lucas 15:8) O que aprendemos com aquilo que o pastor e a mulher fizeram? (Ver D&C 18:10–13.)

• De que maneira uma pessoa pode se “perder”? Qual é nossa responsabilidade para com aqueles que se perdem? (Ver Lucas 15:4–5, 8; Alma 31:34–35.)

O Presidente Gordon B. Hinckley disse:

“Alguns dos nossos choram de dor, sofrimento, solidão e medo. Temos o grande e sério dever de ajudá-los, de elevar seu moral, de alimentá-los se tiverem fome, de nutrir seu espírito se tiverem sede da verdade e da retidão. (…)

Há aqueles que já foram firmes na fé, mas que agora se afastaram. Muitos querem voltar, mas não sabem bem como fazê-lo. Eles precisam de mãos amigas que se estendam para eles. Com algum esforço, muitos deles podem ser trazidos de volta para banquetearem-se na mesa do Senhor.

Irmãos e irmãs, eu espero, e oro para que todos nós (…) decidamos procurar aqueles que necessitam de ajuda, que estão em situação desesperadora e difícil, trazendo-os, em espírito de amor, aos braços da Igreja, onde mãos fortes e corações amorosos irão acalentá-los, consolá-los, apoiá-los e colocá-los no caminho de uma vida feliz e produtiva.” (A Liahona, janeiro de 1997, p. 92.)

• Como devemos reagir à volta de uma pessoa que estava perdida? (Peça aos alunos que procurem um conceito que se repete em Lucas 15:5, 6 e 9. Ver também versículos 7 e 10 e D&C 18:15–16.)

2. Jesus ensina que o Pai Celestial Se alegra em perdoar o que se arrepende.

Leia e discuta Lucas 15:11–32. Mostre a gravura do filho pródigo.

• Na parábola do filho pródigo, o que o filho mais novo fez com sua herança? (Ver Lucas 15:13. Observe que pródigo significa esbanjador.) Quais são algumas das maneiras pelas quais as pessoas cometem atualmente erros semelhantes aos do filho pródigo?

• O que aconteceu com o filho pródigo depois que ele gastou toda a sua herança? (Ver Lucas 15:14–16.) Que aplicação isso tem em nossos dias?

• Quando o filho pródigo estava passando necessidades, quem cuidou dele no país distante? (Ver Lucas 15:16.) O que aprendemos com isso?

• De quem o filho lembrou ao ver que ninguém no país distante se importava com ele? (Ver Lucas 15:17.) O que podemos aprender a respeito do arrependimento com a atitude do filho? (Ver Lucas 15:18–19.)

• O que o pai fez quando viu que seu filho estava voltando? (Ver Lucas 15:20.) Como o pai reagiu à confissão do filho? (Ver Lucas 15:21–24.) De que maneira a reação do pai é semelhante à reação do Senhor quando nos arrependemos? (Ver Lucas 15:7; Mosias 26:30; D&C 58:42.)

• Em que sentido somos semelhantes ao filho pródigo? (Ver citação abaixo.) Que esperança a parábola do filho pródigo nos oferece?

Referindo-se à parábola do filho pródigo, o Presidente Gordon B. Hinckley disse: “Peço-vos que leiais essa história. Todo pai deve lê-la, repetidamente. É suficientemente grande para abranger todos os lares e é até suficientemente grande para abarcar toda a humanidade, pois não somos todos filhos pródigos, que precisam arrepender-se e participar do perdão misericordioso do Pai Celeste, e seguir-Lhe o exemplo?” (“De Vós Se Requer que Perdoeis”, A Liahona, novembro de 1991, p. 6.)

• Por que o filho mais velho ficou aborrecido com o modo como seu pai recebeu o filho mais novo? (Ver Lucas 15:25–30.) Como o pai respondeu à reclamação do filho mais velho? (Ver Lucas 15:31–32.) Por que às vezes é difícil receber de volta o “filho pródigo” que se arrependeu? O que aprendemos com a resposta do homem à volta de seu filho? (Ver Lucas 15:32.)

3. Um homem que Jesus curou de lepra retorna para agradecer a Ele.

Leia e discuta Lucas 17:11–19. Mostre a gravura dos dez leprosos.

• Enquanto estava em Jerusalém, o Salvador curou dez leprosos. (Lucas 17:11–14) Desses dez leprosos, quantos voltaram para agradecer? (Ver Lucas 17:15–16.) Quais são algumas das razões pelas quais nós, como os nove leprosos ingratos, nem sempre expressamos nossa gratidão pelas bênçãos que recebemos? Por que é importante que expressemos nossa gratidão ao Senhor?

• Embora todos os dez leprosos tivessem sido purificados, apenas o homem que retornou foi salvo. (Lucas 17:14, 19.) Qual é a diferença entre ser curado e ser salvo? (Ver citação abaixo.) De que modo nossa gratidão e fé nos ajuda a sermos salvos?

O Bispo Merrill J. Bateman ensinou: “Ao ficar são, o leproso grato foi curado em seu interior, assim como no exterior. Naquele dia, nove leprosos foram curados exteriormente, mas apenas um teve a fé para tornar-se são”. (A Liahona, julho de 1995, p. 14.)

Conclusão

Testifique-lhes que sentimos grande alegria quando nos arrependemos e voltamos para o Senhor e quando ajudamos outras pessoas a fazê-lo. Expresse sua gratidão pelas parábolas de Jesus e outros ensinamentos que mostram o amor de Deus por Seus filhos e Seu desejo de que nos amemos uns aos outros.

Outras Sugestões Didáticas

Sugere-se o seguinte material para complementar a aula. Você pode usar uma ou mais dessas idéias como parte da lição.

1. A parábola do servo inútil

Leia e discuta a parábola do servo inútil. (Lucas 17:5–10)

• Jesus ensinou essa parábola depois que os Apóstolos Lhe pediram: “Acrescentanos a fé”. (Lucas 17:5) O que aprendemos com essa parábola sobre como podemos aumentar nossa fé. (As respostas podem incluir que nossa fé cresce quando servimos diligentemente o Senhor.)

• Por que somos servos inúteis, mesmo quando fazemos tudo o que Senhor nos manda? (Ver Mosias 2:20–25.) O que isso revela a respeito do amor que o Senhor tem por nós?

2. A parábola dos trabalhadores da vinha

Leia e discuta a parábola dos trabalhadores da vinha. (Mateus 20:1–16)

• Nesta parábola, o que cada um dos trabalhadores da vinha recebeu?

Explique-lhes que aqueles que trabalharam uma hora receberam o mesmo pagamento que aqueles que trabalharam o dia inteiro. Não devemos nos preocupar com quem recebe mais ou quem faz mais serviço para o Senhor. O nosso Juiz perfeito, que conhece nosso coração, irá julgar-nos com misericórdia e conceder-nos “o que for justo”. (Mateus 20:4, 7)

3. Fita de vídeo

O quarto segmento de “Costumes do Novo Testamento”, do vídeo Novo Testamento — Apresentações de Vídeo (53914 059) pode ser útil para explicar como eram tratados os leprosos na época do Novo Testamento e quão grandiosa e significativa bênção foi para os dez leprosos serem curados por Cristo.

Esse segmento também contém informações a respeito de como os judeus do Novo Testamento mediam o tempo. Você pode mostrar esta parte do vídeo ao discutir a parábola dos trabalhadores da vinha (ver a segunda sugestão didática adicional), para ajudar os alunos a compreenderem melhor o que significa o homem sair “perto da hora terceira”, e também a sexta, a nona e a undécima hora. (Mateus 20:3, 5–6)