Escola Dominical: Doutrina do Evangelho
‘Nós Somos Testemunhas’


Lição 28

“Nós Somos Testemunhas”

Atos 1–5

Objetivo

Lembrar aos alunos sua responsabilidade de serem testemunhas de Jesus Cristo e ajudá-los a compreender como o dom do Espírito Santo irá ajudá-los nessa tarefa.

Preparação

  1. Leia e pondere as seguintes escrituras e ore a respeito delas:

    1. Atos 1. Depois de ministrar aos discípulos por quarenta dias, o Senhor ressuscitado ascende aos céus. Matias é escolhido para ocupar a vaga deixada por Judas no Quórum dos Doze Apóstolos.

    2. Atos 2. No dia de Pentecostes, os Apóstolos tornam-se cheios do Espírito Santo e começam a falar em outras línguas. Muitos que ouvem suas palavras são convertidos.

    3. Atos 3–4. Pedro e João curam um aleijado e testificam que o homem foi curado pelo poder de Jesus Cristo. Os Apóstolos oram para receber grande poder por meio do Espírito Santo e o recebem.

    4. Atos 5:12–42. Os Apóstolos continuam a pregar e a curar com grande poder. São presos e encarcerados mas são libertados por um anjo. Declaram aos príncipes dos sacerdotes que mais lhes importa obedecer a Deus do que aos homens. Gamaliel aconselha aos fariseus a não matarem os Apóstolos.

  2. Leitura adicional: Marcos 16:19–20; Lucas 24:49–53; Joseph Smith — História 1:21–25.

  3. Se a gravura A Ascensão de Jesus (Pacote de Gravuras do Evangelho 34730 059 – 236) estiver disponível, utilize-a durante a lição.

  4. Se for utilizar a atividade motivadora, peça a duas pessoas que visitem a sala de aula antes do início da aula, enquanto os alunos estão chegando. (Se possível, devem ser duas pessoas que normalmente não assistam a sua aula.) Peça-lhes que entrem na sala, façam algo breve (por exemplo: conversem com você ou carreguem alguma coisa para dentro da sala) e saiam em seguida. Não devem falar com os alunos ou chamar a atenção para si mesmos.

  5. Sugestão didática: Os professores precisam testificar que o que ensinam é verdadeiro. Preste testemunho de Jesus Cristo e de Seu evangelho sempre que for inspirado pelo Espírito, não apenas no fim da lição. Prestar testemunho é algo que dá força a seu ensino. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 11–12, 111–112.)

Sugestão para o Desenvolvimento da Lição

Atividade Motivadora

Se for adequado, utilize a seguinte atividade ou uma de sua escolha para começar a lição.

Pergunte aos alunos se perceberam as duas pessoas que entraram na sala e saíram antes do início da aula. (Ver seção “Preparação”.) Se algum dos alunos percebeu, peça-lhes que conte o que observou nessas pessoas, como, por exemplo, quem eram, como estavam vestidos e o que queriam. Explique-lhes que os alunos que viram os visitantes são testemunhas. (Se ninguém percebeu os visitantes, diga o que eles fizeram aos alunos e explique-lhes que você é uma testemunha.) Uma pessoa que vê um acontecimento ou participa dele e conta aos outros é uma testemunha.

Pergunte a qualquer aluno que não tenha visto os visitantes:

• Você acredita no que essas testemunhas lhe contaram? Por que sim, ou por que não?

Explique-lhes que a lição de hoje é a respeito dos primeiros Apóstolos, que foram testemunhas de Jesus Cristo ressuscitado. Quando eles prestaram testemunho Dele, muitas pessoas acreditaram neles e foram batizadas na Igreja.

Discussão e Aplicação das Escrituras

Ao ensinar as seguintes passagens da escritura, ressalte a fé e o poder com que os Apóstolos prestaram testemunho do Senhor ressuscitado. Discuta com os alunos como eles também podem ser testemunhas de Jesus Cristo.

Explique-lhes que o livro de Atos é o relato feito por Lucas de importantes acontecimentos que ocorreram na Igreja durante um período de aproximadamente trinta anos após a vida mortal de Jesus Cristo. Lucas conta a respeito do ministério de 40 dias do Senhor ressuscitado e Sua Ascensão. Ele então descreve a grande manifestação espiritual ocorrida no dia de Pentecostes, a liderança da Igreja exercida por Pedro, os primeiros esforços missionários dos Apóstolos e a dramática conversão de Paulo. A segunda metade do livro concentra-se no trabalho missionário de Paulo entre os gentios.

1. O Senhor ascende aos céus. Matias é chamado como Apóstolo.

Discuta Atos 1. Convide alguns alunos para lerem alguns versículos em voz alta. Mostre a gravura da Ascensão.

• Depois de ressuscitar, Jesus permaneceu com Seus discípulos por quarenta dias, “falando as coisas concernentes ao reino de Deus”. (Atos 1:3) Pouco antes de voltar a Seu Pai Celestial, o que Ele prometeu que os Apóstolos receberiam em breve? (Ver Atos 1:4–5; ver também Lucas 24:49. Diga que embora os Apóstolos tivessem recebido manifestações do Espírito Santo, ainda não tinham recebido o dom do Espírito Santo.)

• O que Jesus disse que os Apóstolos deveriam fazer depois que recebessem o dom do Espírito Santo? (Ver Atos 1:8.) De que modo essa instrução se assemelha com a responsabilidade dada aos Apóstolos atualmente? (Ver D&C 107:23, 35.) Como os Apóstolos cumpriram essa responsabilidade pouco após a Ressurreição de Jesus? (Observe, por exemplo, algumas ocasiões em que prestaram vigoroso testemunho, conforme registrado em Atos 2–5.) Como os Apóstolos cumprem essa responsabilidade em nossos dias?

• De que modo o dom do Espírito Santo ajuda os Apóstolos em sua responsabilidade de serem testemunhas de Jesus Cristo? (Ver João 15:26–27; I Coríntios 12:3.) Qual é o papel do Espírito Santo em nossos esforços para pregar o evangelho? (Ver 2 Néfi 33:1; D&C 42:14.)

• Enquanto os Apóstolos observavam Jesus ascender aos céus, surgiram dois homens vestidos de branco. O que esses homens disseram aos Apóstolos? (Ver Atos 1:10–11.) Testifique-lhes que a Segunda Vinda de Cristo será um acontecimento real. Cristo voltará à Terra para dar início ao Milênio e reinar sobre toda a Terra.

• Depois da Ascensão do Senhor, um novo Apóstolo foi escolhido para ocupar a vaga no Quórum deixada por Judas. Como Matias foi escolhido para ser o novo Apóstolo? (Ver Atos 1:21–26.) De que maneira os Apóstolos e outros líderes são escolhidos atualmente? (Ver Regras de Fé 1:5.)

2. No dia de Pentecostes, os Apóstolos são cheios do Espírito Santo.

Leia e discuta alguns versículos de Atos 2. Explique-lhes que a Festa de Pentecostes era uma comemoração da colheita realizada 50 dias após a Festa da Páscoa. Os judeus de muitas nações viajavam para Jerusalém para participar dessa festa.

• Que acontecimento importante ocorreu no dia de Pentecostes, uma semana após a Ascensão do Salvador? (Ver Atos 2:1–4. Explique como isso cumpriu as promessas feitas pelo Senhor em João 14:26; 15:26 e 16:7–14 e em Atos 1:5.)

• O que os Apóstolos fizeram quando receberam o Espírito Santo? (Ver Atos 2:4.) Como as pessoas reagiram quando ouviram os Apóstolos falando em sua própria língua? (Ver Atos 2:5–13.) De que maneira a pregação do evangelho atualmente se assemelha à que foi realizada no dia de Pentecostes? (Ver D&C 90:11; 100:5–8.)

• Como Pedro reagiu àqueles que zombavam dos Apóstolos por estarem falando em muitas línguas? (Ver Atos 2:14–24, 36.) O que mais lhes impressionou na resposta de Pedro? Por que é importante que tenhamos um testemunho de Jesus Cristo e de Sua divina missão? Por que é importante que compartilhemos nosso testemunho com outras pessoas? Como o Espírito Santo pode ajudar-nos a compartilhar nosso testemunho?

• De que maneira o testemunho de Pedro influenciou aqueles que o ouviram? (Ver Atos 2:37.) O que Pedro ensinou às pessoas que creram em seu testemunho? (Ver Atos 2:38.) Peça aos alunos que comparem Atos 2:38 com a quarta regra de fé e 3 Néfi 27:19–20. Diga que os princípios e ordenanças fundamentais do evangelho são os mesmos em todas as dispensações.)

• Aproximadamente 3.000 pessoas creram em Pedro e foram batizadas. Como elas demonstraram que tinham sido convertidas ao evangelho de Jesus Cristo? (Ver Atos 2:41–47. Escreva as respostas dos alunos no quadro-negro.) O que aprendemos com Seu exemplo?

3. Pedro e João curam um aleijado pelo poder de Jesus Cristo.

Leia e discuta alguns versículos de Atos 3–4. Você pode pedir a um aluno que leia Atos 3:1–11 em voz alta.

• Embora Pedro e João não tivessem dinheiro para dar ao aleijado que estava junto à porta do templo, o que eles tinham para oferecer a ele? Por meio de que poder o homem foi curado? (Ver Atos 3:6, 12–13, 16; 4:10.) De que maneira vocês já sentiram o poder curador de Jesus Cristo em sua vida?

• Pedro usou esse milagre como oportunidade para prestar testemunho de Jesus Cristo. (Atos 3:12–26; 4:5–12) Que oportunidades temos de prestar testemunho de Jesus Cristo? Como vocês foram abençoados ao serem testemunhas (ou ouviram outras pessoas serem testemunhas) de Jesus Cristo?

• Como os sacerdotes e saduceus reagiram ao sermão de Pedro? (Ver Atos 4:1–3. Eles fizeram com que Pedro e João fossem presos.) Como a multidão reagiu ao sermão? (Ver Atos 4:4.) Por que esses dois grupos de pessoas reagiram de maneira tão diferente ao mesmo sermão? De que maneira reagimos às palavras que os líderes da Igreja nos revelam a respeito da condição de nosso coração?

• Estando diante do homem que havia sido curado, os sacerdotes e saduceus não podiam negar que um milagre havia acontecido. (Atos 4:13–14, 16) Uma vez que não tinham motivo para mandarem prender Pedro e João, o que fizeram em vez disso? (Ver Atos 4:15–18. Diga que os líderes religiosos judeus esperavam que Jesus e Seus ensinamentos fossem esquecidos depois da Crucificação. Como os Apóstolos continuaram a pregar o evangelho de Jesus Cristo, os líderes judeus procuraram impedi-los disso.)

• Como Pedro e João responderam ao ouvirem a ordem dos sacerdotes e saduceus de que parassem de pregar o evangelho? (Ver Atos 4:19–20.) Quais são algumas ocasiões na vida de vocês em que talvez tenham que mostrar a mesma coragem como testemunha de Jesus Cristo?

• Depois que Pedro e João foram libertados, eles voltaram para junto dos membros da Igreja e oraram com eles. (Atos 4:23–30) O que pediram em sua oração? (Ver Atos 4:29–30.) O que aconteceu como resultado dessa oração e do que os Apóstolos fizeram em seguida? (Ver Atos 4:31–35; 5:12–16.)

4. Os Apóstolos continuam a pregar e a curar com grande poder.

Leia e discuta alguns versículos de Atos 5:12–42.

• Ao ver que os Apóstolos continuavam a pregar e a realizar milagres, os sacerdotes e saduceus lançaram-nos na prisão. (Atos 5:17–18) Como eles foram libertados da prisão? (Ver Atos 5:19–20.) O que fizeram depois que foram libertados? (Ver Atos 5:21, 25.) Por que os Apóstolos continuaram a pregar o evangelho, mesmo depois de terem sido lançados na prisão? (Ver Atos 5:29–32.)

• Que conselho Gamaliel deu aos líderes dos judeus que queriam matar os Apóstolos? (Ver Atos 5:33–39.) Que acontecimentos demonstraram a veracidade das palavras de Gamaliel?

• Que mudança o dom do Espírito Santo fez com os Apóstolos? (Compare Mateus 26:47–56, 69–75 com Atos 4:5–21; 5:17–18, 26–42.) De que maneira o exemplo dos Apóstolos nos inspira a sermos testemunhas da verdade?

Conclusão

Explique-lhes que depois de os Apóstolos terem recebido o dom do Espírito Santo, eles tornaram-se vigorosas testemunhas de Jesus Cristo. Embora os Apóstolos tenham um chamado especial de ser testemunha de Cristo, todo membro da Igreja tem a mesma responsabilidade de prestar testemunho Dele. Preste testemunho de que o Espírito Santo pode ajudar-nos a saber quando e como testificar a respeito de Cristo. Seguindo os sussurros do Espírito, nossa fé aumentará, nossa sensibilidade à vontade do Espírito crescerá e nos tornaremos testemunhas mais eficazes do Senhor Jesus Cristo.

Outras Sugestões Didáticas

Sugere-se o seguinte material para complementar a aula. Você pode usar uma ou mais dessas idéias como parte da lição.

1. A manifestação do Espírito Santo na dedicação do Templo de Kirtland.

Explique-lhes que uma manifestação do Espírito semelhante a que aconteceu em Atos 2:1–4 ocorreu na dedicação do Templo de Kirtland, em 27 de março de 1836. Peça a um aluno que leia em voz alta Doutrina e Convênios 109:36–37, a parte da oração dedicatória em que o Profeta Joseph Smith pediu que essa manifestação ocorresse. Em seguida, peça a outro aluno que leia a seguinte declaração, que descreve como esse pedido foi atendido:

O Profeta Joseph Smith disse que na reunião realizada na noite do dia em que o Templo de Kirtland foi dedicado: “O irmão George A. Smith levantou-se e começou a profetizar, quando um barulho foi ouvido como o som de um impetuoso e poderoso vento que encheu o templo, e toda a congregação simultaneamente se levantou, sendo movida por um poder invisível; muitos começaram a falar em línguas e a profetizar; outros tiveram visões gloriosas; e eis que vi o templo repleto de anjos, fato que comuniquei à congregação. O povo da vizinhança veio correndo (por ouvir um som diferente dentro dele e ver uma luz brilhante como um pilar de fogo pousando sobre o templo), e estavam maravilhados com o que estava acontecendo.” (History of the Church 2:428)

2. “Os tempos da restauração de tudo” (Atos 3:21)

Peça a um aluno que leia Atos 3:20–21.

• O que Pedro previu quando profetizou a respeito de uma “restauração de tudo”? (Ele previu a restauração do evangelho de Jesus Cristo nestes últimos dias por intermédio do Profeta Joseph Smith.)

3. “Todas as coisas lhes eram comuns.” (Atos 4:32)

Discuta Atos 4:32–5:11. Diga que os membros da Igreja primitiva “tinham tudo em comum”. (Atos 2:44; ver também Atos 4:32, 34–37.) Eles consagravam tudo o que tinham para que as necessidades de todos fossem atendidas. [Compare esse fato ao que aconteceu na cidade de Enoque (Moisés 7:18); entre os descendentes de Leí (4 Néfi 1:1–3) e os primeiros membros da Igreja desta dispensação (D&C 42:30–34).]

• Como Barnabé agiu ao conhecer esse sistema de consagração das propriedades? (Ver Atos 4:36–37.) De que modo Ananias e Safira violaram esse sistema? (Ver Atos 5:1–2.) O que Pedro disse a Ananias e a Safira a respeito do que tinham feito? (Ver Atos 5:3–4, 8–9.) Como podemos ter certeza de que somos honestos para com Deus?

• Embora não vivamos sob um sistema de consagração formal, o que nos é exigido entregar a Deus ou compartilhar com outras pessoas? (Ver alguns exemplos em Ômni 1:26; Mosias 4:16; D&C 4:2; 119:4.) De que maneira às vezes “retemos uma parte”?

O Élder Neal A. Maxwell comentou:

“Ananias e Safira (…) ‘retiveram’ para si uma porção, em vez de consagrarem o todo. (Atos 5:1–11) Alguns jamais venderiam Jesus por trinta moedas, mas tampouco lhe dariam tudo o que possuem!

(…) Temos a tendência de pensar na consagração apenas em termos de propriedade e dinheiro. Há, porém, tantas maneiras de se reter uma porção. Uma pessoa pode estar dando dinheiro e tempo, e no entanto, estar retendo uma porção significativa de si mesma. Outra pode compartilhar talentos publicamente e, no íntimo, ter orgulho pessoal. Outra ainda pode evitar ajoelhar-se diante do trono de Deus e, no entanto, curvar-se diante de uma galeria de amigos. Outra, finalmente, poderia aceitar um chamado na Igreja, mas ter o coração mais voltado para um determinado papel que exerça no mundo.” (A Liahona, janeiro de 1993, pp. 71–72.)

• Como podemos vencer a tendência de “retermos uma parte”? Que bênçãos receberemos por darmos tudo o que temos ao Senhor?

4. Atividade para os jovens

Os professores dos jovens podem utilizar o processo de “treinamento para inquirir” em certas partes da lição. (Esse processo é descrito em Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 147–148.) Por exemplo: você pode fazer com que os alunos tentem descobrir o assunto da lição fazendo perguntas que possam ser respondidas com um “sim” ou um “não”.

Imprimir