Escola Dominical: Doutrina do Evangelho
‘Amados de Deus, Chamados Santos’


Lição 36

“Amados de Deus, Chamados Santos”

Romanos

Objetivo

Lembrar os alunos que somos filhos de Deus e incentivá-los a viverem de modo a ser dignos de sua herança divina.

Preparação

  1. Leia e pondere as seguintes escrituras e ore a respeito delas:

    1. Romanos 2–5. Paulo ensina que todas as pessoas são justificadas pela fé em Jesus Cristo, que é demonstrada pelas boas obras.

    2. Romanos 6; 8. Paulo ensina que os filhos de Deus podem renascer e tornarse co-herdeiros com Cristo.

    3. Romanos 12–13; 15:1–7. Paulo aconselha os romanos a viverem de maneira condizente com sua condição de santos.

  2. Leitura adicional: Guia para Estudo das Escrituras: “Graça”, p. 93, e “Epístolas Paulinas: I e II Coríntios, Gálatas, Romanos”, pp. 68–69.

  3. Convide um solista ou um pequeno grupo para cantar ou tocar “Sou um Filho de Deus” (Hinos, nº 193) ou “O Amor do Salvador” (Músicas para Crianças, p. 42). Se isso não for possível, faça os preparativos para cantar um desse hinos, ou ambos, com a classe.

  4. Sugestão didática: Em sua epístola aos romanos, Paulo lembrou aos mestres a importância de viverem os princípios que ensinavam. (Romanos 2:21–22) Seu exemplo pode ensinar mais aos alunos do que suas palavras. Mostre aos alunos que seu testemunho do evangelho resulta da aplicação prática desses princípios todos os dias. (João 7:17) (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 9, 88–89.)

Sugestão para o Desenvolvimento da Lição

Atividade Motivadora

Se for adequado, utilize a seguinte atividade ou uma de sua escolha para começar a lição.

Peça a um aluno que leia Romanos 3:10. Explique-lhes que nesse versículo Paulo não estava sugerindo que não existem pessoas que façam coisas boas. Ele estava dizendo que ninguém na Terra é perfeitamente justo. Cristo foi a única pessoa que viveu uma vida completamente sem pecados. Todos já cometeram algum tipo de pecado. (Ver também Romanos 3:23.)

• Quando pecamos, o que precisamos fazer para tornar-nos puros novamente? (Exercer fé em Cristo e arrepender-nos de nossos pecados para que possamos receber o poder purificador da Expiação.)

Explique-lhes que depois de cometermos um pecado, não podemos tornar-nos completamente puros por nós mesmos. Esta lição discutirá como podemos tornar-nos limpos por meio da Expiação de Jesus Cristo, um processo a que Paulo deu o nome de justificação.

Discussão e Aplicação das Escrituras

Em espírito de oração escolha as passagens das escrituras e perguntas que melhor atenderão às necessidades dos alunos. Incentive os alunos a prestarem testemunho das doutrinas e princípios discutidos na lição.

1. Somos justificados pela fé em Jesus Cristo.

Leia e discuta Romanos 2–5. Peça aos alunos que leiam alguns versículos em voz alta. Explique-lhes que Paulo estava escrevendo para os membros da Igreja de vários lugares que tinham voltado a praticar a lei de Moisés, acreditando que o cumprimento rigoroso dessa lei era necessário para a salvação. Embora os santos de Roma fossem fortes no evangelho (Romanos 1:8), Paulo escreveu esta epístola para enfatizar que a justificação e a salvação vêm pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei de Moisés.

• Em sua carta, Paulo tentou ajudar os santos romanos a compreenderem a doutrina da justificação. O que significa ser justificado? (Reconciliar-se com Deus, ser perdoado da punição do pecado e declarado justo e inocente.)

• Por que precisamos ser justificados? (Ver Romanos 3:10–12, 23; ver também Alma 7:21. Todos ofendemos a Deus e nos tornamos impuros por meio do pecado. Como nada impuro pode habitar na presença de Deus, precisamos ser justificados para podermos voltar a Ele.)

• O que Paulo ensinou a respeito de como somos justificados? (Ver Romanos 3:24, 28; 5:1–2; ver também 2 Néfi 2:6. Somos justificados pela graça de Jesus Cristo e por nossa fé Nele.) O que é a graça? (A ajuda ou força divina; ver Guia para Estudo das Escrituras: “Graça”, p. 93.) De que modo essa ajuda divina foi colocada à nossa disposição? (Ver Romanos 5:8–11; 2 Néfi 2:7–8. A graça de Jesus Cristo foi colocada a nosso alcance por meio de Sua Expiação.) Por que é necessário que tenhamos fé para recebermos plenamente a graça do Salvador?

• Paulo explicou que a justificação vem pela graça de Jesus Cristo, não pelas “obras da lei”. (Romanos 3:20, 24, 28) Por que não podemos alcançar a justificação e a salvação exclusivamente por meio de nossas obras? (Ver Mosias 2:20–21; Alma 22:14.)

• Muitas pessoas interpretaram os escritos de Paulo como se quisessem dizer que poderíamos ser justificados unicamente pela fé, sem precisar fazer boas obras. Qual é a relação entre nossas ações (ou obras) e a justificação por meio da graça de Cristo? (Ver Romanos 3:31; Tiago 2:14–18, 24; 2 Néfi 25:23; D&C 88:38–39.)

O Profeta Joseph Smith disse: “A fim de sermos justificados perante Deus, devemos amar-nos uns aos outros; precisamos vencer o mal, visitar os órfãos e as viúvas em suas tribulações e nos conservarmos livres das manchas do mundo, pois essas virtudes emanam da grande fonte da religião pura e nos fortalecem a fé, acrescentando-lhe todas as boas qualidades que adornam os filhos do bendito Jesus. Podemos orar quando for hora de orar, podemos amar o próximo como a nós mesmos e ser fiéis na tribulação, sabendo que o prêmio dos que assim agem é maior no reino dos céus. Que consolo! Que alegria!” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 74.)

2. Podemos nascer de novo e tornar-nos co-herdeiros com Cristo.

Leia e discuta alguns versículos de Romanos 6 e 8.

• Paulo comparou o batismo à morte, o sepultamento e a ressurreição. De que maneira o batismo representa a morte, o sepultamento e a ressurreição (novo nascimento)? (Ver Romanos 6:3–4; D&C 76:50–52.) De que maneira o batismo foi um novo nascimento para vocês?

Explique-lhes que o batismo por imersão é um símbolo de nosso renascimento espiritual. O ato de sermos imergidos na água simboliza o sepultamento de nosso velho eu. Quando saímos da água, estamos simbolicamente limpos. Tornamo-nos uma nova pessoa que fez o convênio de seguir Cristo.

• De que maneira podemos manter-nos limpos e em “novidade de vida” (Romanos 6:4) como no momento do batismo? (As respostas podem incluir renovando nossos convênios batismais ao tomar o sacramento todas as semanas, arrependendo-nos e procurando o perdão do Senhor e começando cada dia com uma renovada determinação de servir a Deus.)

• O que significa a “inclinação da carne”? (Ver Romanos 8:5–6.) Quais são as conseqüências de inclinar-nos para as coisas da carne? (Ver Romanos 8:6–8, 13.) Como podemos eliminar o carnal de nossa mente e coração? De que maneira vocês foram abençoados ao escolherem seguir a inclinação do Espírito?

• Paulo testificou “que somos filhos de Deus”. (Romanos 8:16) De que maneira vocês são afetados pelo conhecimento de que são filhos de Deus? O que isso implica em termos de suas capacidades e potencial?

O Élder Dallin H. Oaks disse: “Ponderem o poder da idéia ensinada no apreciado hino “Sou Um Filho de Deus” (Hinos, 1990, nº 193) (…) Aqui está a resposta a uma das mais importantes perguntas da vida — ‘Quem sou eu?’ sou um filho de Deus, com linhagem espiritual de pais celestiais. Essa descendência define nosso potencial eterno. Essa idéia profunda é um forte antidepressivo. Pode dar-nos força para fazer escolhas certas e buscar o melhor que há dentro de nós. Incuta na mente de um jovem a vigorosa idéia de que é um filho de Deus e ter-lhe-á dado respeito próprio e motivação para enfrentar os problemas da vida”. (A Liahona, janeiro de 1996, p. 27.)

Se fez os preparativos para que o hino “Sou Um Filho de Deus” seja cantado ou tocado como número musical especial, peça ao solista ou ao pequeno grupo que faça a apresentação neste ponto da lição. Ou então, cante o hino com os alunos. (Ver seção “Preparação”.)

• Que grandiosa promessa Paulo disse que os filhos de Deus receberão? (Ver Romanos 8:17.) O que significa ser um co-herdeiro com Cristo? (Ver D&C 76:50, 54–70.) O que precisamos fazer para receber essa grandiosa herança? (Ver D&C 76:51–53.)

• De que maneira o fato de sabermos que somos filhos de Deus e co-herdeiros em potencial com Cristo ajuda-nos a suportar as provações do mundo? (Ver Romanos 8:18, 28, 31; ver também Romanos 5:3–5.) De que maneira vocês comprovaram que “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus”? (Romanos 8:28)

• O que Paulo ensinou em Romanos 8:35–39 a respeito do amor de Jesus Cristo? De que modo vocês sentiram o amor do Salvador em sua vida? Que diferença esse amor fez em sua vida?

Se fez os preparativos para que o hino “O Amor do Salvador” fosse cantado ou tocado como número especial musical, peça ao solista ou o pequeno grupo que o apresente neste ponto da lição. Ou então, cante-o com os alunos. (Ver seção “Preparação”.)

3. Devemos viver como convém a santos.

Leia e discuta alguns versículos de Romanos 12–13; 15:1–7.

• Paulo exortou os santos romanos a apresentarem-se como “sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”. (Romanos 12:1) Como podemos apresentar-nos como sacrifício vivo a Deus? (Ver 3 Néfi 9:20; D&C 59:8.)

O Élder Bruce R. McConkie explicou: “Apresentar-nos como sacrifício vivo significa ter um coração quebrantado e um espírito contrito por meio da obediência”. (Doctrinal New Testament Commentary, 3 vols, 1966–1973, 2:292.) • Paulo aconselhou os santos romanos a não serem “conformados com este mundo”. (Romanos 12:2) Quais são algumas das maneiras pelas quais tentamos conformar-nos ao mundo atual? Como podemos vencer essa tendência? (Ver Romanos 12:2.)

• Romanos 12 e 13 relacionam muitos atributos dos santos. Peça aos alunos que identifiquem esses atributos e escreva-os no quadro-negro. (Se desejar, divida a classe em pequenos grupos e designe uma parte do capítulo a cada grupo.) Depois, discuta as seguintes perguntas em relação a vários desses atributos: Por que é importante que desenvolvamos esse atributo? O que podemos fazer esta semana para desenvolver um pouco mais esse atributo?

• De que maneira Paulo nos instruiu a tratar nossos inimigos? (Ver Romanos 12:19–21.) Que bênçãos podemos receber em nossa vida se tratarmos nossos inimigos dessa maneira? Que exemplos vocês já viram de alguém usar a bondade para vencer o mal ou a má disposição?

• Que mandamento Paulo disse que incluía todos os outros? (Ver Romanos 13:8–9.) De que modo esse mandamento inclui todos os outros? (Ver Romanos 13:10.)

• O que Paulo ensinou a respeito de como os membros fortes na fé devem agir para com os que são fracos na fé? (Ver Romanos 15:1–7.) Como uma pessoa que é forte na fé pode ajudar uma que é fraca?

Conclusão

Explique-lhes que é por meio da fé em Jesus Cristo e do viver justo que poderemos ser justificados — considerados justos e reconciliados com Deus. Testifique-lhes que somos filhos de Deus e que temos o potencial de tornar-nos co-herdeiros com Cristo, se tivermos fé Nele e vivermos da forma que Ele nos ordenou.

Outras Sugestões Didáticas

Sugere-se o seguinte material para complementar a aula. Você pode usar uma dessas idéias, ou ambas, como parte da lição.

1. “Não me envergonho do evangelho de Cristo” (Romanos 1:16)

Peça a um aluno que leia Romanos 1:16.

• Como podemos demonstrar que não nos envergonhamos do evangelho de Jesus Cristo? (Ver uma sugestão em I Pedro 3:15. Relacione as respostas dos alunos no quadro-negro e incentive cada aluno a fazer pelo menos uma dessas coisas durante a semana seguinte.)

2. Atividade para os jovens

Entregue a cada aluno uma folha de papel e lápis ou caneta. Peça aos alunos que escrevam em suas folhas de papel a seguinte pergunta, tirada de Romanos 8:31:

“Se Deus é por nós, quem será contra nós? (Você pode usar as palavras da Tradução de Joseph Smith, na segunda parte da frase, indagando quem prevalecerá contra nós.)

Discuta como essa declaração pode fortalecer os alunos em sua vida cotidiana. Incentive os alunos a colocarem esses dizeres onde possam vê-lo freqüentemente.