Escola Dominical: Doutrina do Evangelho
‘Sois o Templo de Deus’


Lição 33

“Sois o Templo de Deus”

I Coríntios 1–6

Objetivo

Inspirar os alunos a buscar as bênçãos de serem unidos em Cristo, seguindo o Espírito e sendo moralmente limpos.

Preparação

  1. Leia e pondere as seguintes escrituras e ore a respeito delas:

    1. I Coríntios 1:10–13; 3:1–11. Paulo exorta os santos a evitarem dissensões e serem unidos em pensamento e parecer.

    2. I Coríntios 1:17–31; 2:1–16. Paulo aconselha os santos a confiar no Espírito em vez da sabedoria e filosofias do mundo.

    3. I Coríntios 3:16–17; 5; 6:9–20. Paulo exorta os santos a serem moralmente limpos.

  2. Leitura adicional: I Coríntios 7–10; Guia para Estudo das Escrituras: “Epístolas Paulinas: I e II Coríntios, Gálatas e Romanos”, pp. 68–69.

  3. Sugestão didática: O Élder Boyd K. Packer aconselhou: “É essencial que o professor compreenda que as pessoas são basicamente boas. É essencial que saibamos que elas têm a tendência de fazer o que é certo. Esse pensamento inspirador aumenta a fé. Isso faz toda a diferença quando estamos ensinando nossos próprios filhos ou uma classe de jovens”. (Teach Ye Diligently, 1975, p. 73.)

Sugestão para o Desenvolvimento da Lição

Atividade Motivadora

Se for adequado, utilize a seguinte atividade ou uma de sua escolha para começar a lição.

Desenhe uma estrada no quadro-negro e desenhe um carro ou outro veículo na estrada. Depois, conte a seguinte experiência relatada pelo Élder Joseph B. Wirthlin:

“Enquanto viajávamos por uma estrada montanhosa ao anoitecer, a irmã Wirthlin e eu passamos por uma forte tempestade, agravada por freqüentes estrondos de trovões e relâmpagos, de modo que mal conseguíamos ver o caminho à frente nem o que estava à direita e à esquerda. Procurei fixar-me atentamente nas linhas brancas da estrada. Permanecer dentro dos limites por elas estabelecido foi o que impediu que nos aproximássemos da beira do caminho e caíssemos no despenhadeiro profundo que ficava de um lado, e nos ajudou a evitar uma colisão. Ultrapassar o limite das linhas poderia ter sido muito perigoso. Então pensei: ‘Será que alguém, com a cabeça no lugar, se desviaria para a esquerda ou para a direita da pista, se soubesse que o resultado seria fatal? Se desse valor à vida mortal, certamente haveria de permanecer entre as linhas’.

Esta experiência de viajar por uma estrada montanhosa se assemelha muito à vida. Se permanecemos dentro dos limites demarcados por Deus, Ele nos protegerá e poderemos chegar em segurança ao nosso destino.” (A Liahona, janeiro de 1991, p. 71.)

Explique-lhes que na época em que Paulo escreveu sua primeira epístola aos santos de Corinto, alguns deles tinham começado a desviar-se das linhas do evangelho. Esta lição discutirá as exortações de Paulo aos santos para que se arrependessem de três maneiras pelas quais estavam começando a desviar-se do caminho. Desenhe três linhas no quadro-negro que mostrem o veículo saindo da estrada. No final da primeira linha escreva Dissensão e desunião. No final da segunda linha escreva Confiar na sabedoria do mundo. E no final da terceira linha escreva Imoralidade.

Discussão e Aplicação das Escrituras

Ao ensinar as seguintes passagens das escrituras, discuta como o conselho de Paulo se aplica a nossos dias e como podemos aplicar seus ensinamentos a nossa própria vida.

1. Abster-nos de contendas e ser unidos.

Leia e discuta I Coríntios 1:10–13; 3:1–11.

• A que problema Paulo se referia em I Coríntios 1:10–13? Qual o significado de algumas pessoas se dizerem “de Paulo”, outras “de Apolo”, algumas “de Cefas” e outras de “Cristo”? (Em vez de serem seguidores unidos de Jesus Cristo, alguns santos tinham-se dividido em grupos ou facções dentro da Igreja.) Como às vezes cometemos o mesmo erro? Quais são algumas conseqüências desses três tipos de divisão? De que maneira as divisões e dissensões afetam nossa integração como discípulos de Cristo? (Ver Mosias 18:21–22; 3 Néfi 11:29–30; D&C 38:27.)

• O que Paulo aconselhou aos santos para serem mais unidos? (Ver I Coríntios 1:10. À medida que os alunos lerem esse versículo, escreva cada parte do conselho de Paulo no quadro-negro, conforme mostrado abaixo.) Como podemos aplicar esse conselho em nosso lar e na Igreja?

  1. “Digais todos uma mesma coisa.”

  2. “Não haja entre vós dissensões.”

  3. “Sejais unidos em um mesmo pensamento e um mesmo parecer.”

• Por que os santos coríntios receberam apenas o “leite” do evangelho? (Ver I Coríntios 3:1–4.) Por que a dissensão nos impede de receber a “carne” do evangelho? Por que é importante que tenhamos o Salvador como o fundamento de nossa fé? (Ver Helamã 5:12.)

2. Confiar no Espírito em vez da sabedoria do mundo.

Discuta I Coríntios 1:17–31; 2:1–16. Peça aos alunos que leiam alguns versículos.

• Paulo ensinou que a sabedoria de Deus “torna louca” a sabedoria do mundo. (I Coríntios 1:18–21) De que maneira a sabedoria de Deus difere da sabedoria do mundo? (Ver Isaías 55:8–9; D&C 38:1–2.) Quais são alguns exemplos em que a sabedoria de Deus torna louca a sabedoria do mundo?

• De que maneira o conhecimento secular pode ser uma bênção para nós. (Se necessário, explique-lhes que secular significa não religioso.) De que maneira ele pode ser uma pedra de tropeço para nós? Como podemos equilibrar o conhecimento secular com o espiritual? (Ver 2 Néfi 9:28–29.)

O Presidente Spencer W. Kimball ensinou: “Temos a oportunidade de adquirir ambos [o conhecimento secular e o espiritual] ao mesmo tempo. (…) Se passarmos os dias de nossa vida mortal acumulando conhecimento secular, excluindo o espiritual, então estamos em uma rua sem saída, pois este é o tempo para o homem se preparar para encontrar-se com Deus; este é o tempo para que a fé seja edificada, para que o batismo seja realizado, para que o Espírito Santo seja recebido, para que as ordenanças sejam realizadas. Ao mesmo tempo que cumprimos esse programa, podemos adquirir o conhecimento secular, pois mesmo no mundo espiritual, depois da morte, nosso espírito continuará aprendendo”. (The Teachings of Spencer W. Kimball, ed. Edward L. Kimball, 1982, p. 390.)

• O que Paulo quis dizer quando declarou que Deus havia escolhido “as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias” e “as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes”? (I Coríntios 1:27.) Por que Deus freqüentemente escolhe “as coisas fracas do mundo” para cumprir Seus propósitos?

• Que fraquezas Paulo enfrentou ao ensinar o evangelho? (Ver I Coríntios 2:1–3.) Como essas fraquezas se tornaram seus pontos fortes? (Ver I Coríntios 2:2, 4–5.) Como o Senhor os ajudou quando se sentiram incapazes ou temerosos de realizar o Seu trabalho?

• De acordo com Paulo, como podemos conhecer as “coisas de Deus”? (Ver I Coríntios 2:10–13.) Por que às vezes confiamos mais em nossa própria sabedoria e inteligência do que nas revelações do Espírito? Que diferenças vocês observaram existir entre o conhecimento que vem pelo espírito e o conhecimento que vem por meio apenas do intelecto?

O Élder Bruce R. McConkie ensinou: “A religião pura é uma coisa do Espírito e não apenas do intelecto, e suas verdades precisam ser levadas ao coração dos ouvintes pelo poder do Espírito, caso contrário a alma humana não será mudada (…) e aquele que procura a salvação não se torna vivificado em Cristo”. (Doctrinal New Testament Commentary, 3 vols., 1966–1973, 2:318.)

• Paulo ensinou ser impossível para o “homem natural” compreender as coisas de Deus. (I Coríntios 2:14) Por que isso acontece? O que precisamos fazer para vencer o homem natural? (Ver Mosias 3:19.)

3. Ser moralmente limpos.

Leia e discuta alguns versículos tirados de I Coríntios 3:16–17; 5; 6:9–20.

• A que Paulo comparou nosso corpo? (Ver I Coríntios 3:16–17; 6:19–20.) Por que acham ser essa uma comparação adequada? Que coisas podem profanar nosso corpo? O que devemos fazer para cuidar de nosso corpo como se fosse um templo?

• Em sua admoestação contra muitos pecados graves que aconteciam em sua época, Paulo incluiu diversos pecados sexuais. (I Coríntios 6:9) Qual é a lei de Deus em relação à moralidade sexual? (Ver D&C 42:23; 59:6.)

O Élder Richard G. Scott disse: “Qualquer intimidade sexual fora dos laços do casamento — quero dizer, qualquer contato intencional com as partes sagradas e íntimas do corpo de outra pessoa, com ou sem roupa — é pecado e proibido pelo Senhor. É também transgressão estimular intencionalmente essas emoções em seu próprio corpo”. (A Liahona, janeiro de 1995, p. 40.)

• Por que o pecado sexual é tão grave? (Ver as citações seguintes.) Quais são as bênçãos de manter-nos moralmente limpos?

O Élder Joseph B. Wirthlin ensinou: “Uma das mais difundidas fraudes dos últimos anos é a idéia de que a imoralidade é normal e aceitável, não tendo qualquer conseqüência negativa. Na verdade, a imoralidade é a causa implícita de muitos sofrimentos e muitos outros problemas predominantes hoje, inclusive de doenças graves, aborto, separação de famílias, famílias sem pai, e mães que são, elas próprias, crianças”. (A Liahona, janeiro de 1995, p. 83.) Élder Boyd K. Packer ensinou: “[Satanás] sabe que esse poder de criação não é apenas uma parte eventual do plano, mas é sua parte mais importante. Ele sabe que se incitá-los a utilizar esse poder prematuramente, antes do tempo, ou fazer mau uso dele, poderá fazer com que percam sua oportunidade de progresso eterno”. (Conference Report, abril de 1972, p. 137; ou Ensign, julho de 1972, p. 112.)

• Paulo aconselhou os santos a não se associarem com os que se prostituem. (I Coríntios 5:9) De que modo esse conselho se aplica a nós? (Discuta como os amigos e as formas de entretenimento que escolhemos podem afetar nosso desejo e capacidade de sermos moralmente limpos.) Como podemos afastarnos das influências imorais?

• Que métodos Satanás utiliza para tentar convencer-nos de que existem exceções às leis de Deus referentes à moralidade? (Ver a citação abaixo.) Como podemos resistir a essas tentações? Que certeza I Coríntios 10:13 nos dá, caso nos esforcemos para resistir às tentações de cometer um pecado sexual? Como vocês foram abençoados ao procurar a ajuda do Senhor para resistir às tentações?

O Élder Richard G. Scott disse: “Satanás tenta-nos a acreditar que existem níveis toleráveis de contato físico entre indivíduos que se permitem e procuram sentir o forte estímulo das emoções que esse contato produz, e que, se o contato físico for mantido dentro de limites, nenhum dano resultará. Como testemunha de Jesus Cristo, testifico que isso é absolutamente falso. (…) Decidi o que fareis e o que não fareis. Quando vos sentirdes tentados, não mudeis vossos padrões”. (A Liahona, janeiro de 1995, p. 40.)

• Que promessa oferece a Expiação de Cristo àqueles que se arrependerem do pecado sexual? (Ver I Coríntios 6:11; Isaías 1:18; D&C 58:42.)

Conclusão

Testifique-lhes que, assim como Paulo, os apóstolos e profetas atuais continuam a ensinar-nos que devemos ficar dentro dos limites estabelecidos pelo Senhor. Discuta brevemente um discurso de conferência em que o profeta ou um dos apóstolos tenha falado sobre um dos temas que Paulo abordou em sua carta aos coríntios, como evitar dissensões, confiar no Espírito ou permanecer moralmente limpo. Se for adequado, conte como você foi abençoado ao colocar em prática o conselho de Paulo ou de um dos apóstolos ou profetas modernos.

Outras Sugestões Didáticas

Sugere-se o seguinte material para complementar a aula. Você pode usar uma destas sugestões, ou ambas, como parte da lição.

1. “[Coisas] que Deus preparou para os que o amam.” (I Coríntios 2:9)

• Qual é a coisa mais bela ou maravilhosa que vocês já viram ou experimentaram?

Peça a um aluno que leia I Coríntios 2:9. Testifique-lhes que as bênçãos que o Senhor preparou para nós, se O amarmos e guardarmos Seus mandamentos, são mais maravilhosas do que tudo que possamos imaginar.

2. “O irmão vai a juízo com o irmão” (I Coríntios 6:6)

Leia e discuta I Coríntios 6:1–8.

• De que modo muitos dos santos de Corinto resolviam suas disputas? (Ver I Coríntios 6:1–8.) Como isso causava uma desunião ainda maior? Como esse problema acontece em nossos dias? O que podemos aprender com o conselho de Paulo?