Escola Dominical: Doutrina do Evangelho
O Sermão da Montanha: ‘Um Caminho mais Excelente’


Lição 8

O Sermão da Montanha: “Um Caminho mais Excelente”

Mateus 5

Objetivo

Incentivar os alunos a achegarem-se a Cristo vivendo os princípios que Ele ensinou no Sermão da Montanha.

Preparação

  1. Leia e pondere as seguintes escrituras e ore a respeito delas:

    1. Mateus 5:1–12. Em uma montanha da Galiléia, Jesus ensina as Beatitudes a Seus discípulos.

    2. Mateus 5:13–16. Jesus declara que Seus discípulos são “o sal da terra” e “a luz do mundo”.

    3. Mateus 5:17–48. Jesus declara que veio cumprir a lei de Moisés, e ensina uma lei mais alta.

  2. Leitura adicional: Lucas 6:17–36; Mosias 13:28–35; Alma 34:13–16; 3 Néfi 12; Éter 12:11; Guia para Estudo das Escrituras, “Beatitudes”, p. 28; e “Sermão da Montanha”, p. 197.

  3. Se for utilizar a atividade motivadora, providencie lápis ou caneta e papel para cada aluno.

  4. Se o seguinte material estiver disponível, utilize-o durante a lição:

    1. A gravura Sermão da Montanha (Pacote de Gravuras do Evangelho 34730 059 – 212).

    2. Um saleiro e uma lâmpada.

  5. Sugestão didática: Jesus Cristo é o Grande Mestre. Ao estudar o Sermão da Montanha, observe Seus métodos de ensino e procure maneiras de imitá-Lo como professor. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, p. 14, para outras sugestões sobre como seguir o exemplo do Salvador ao ensinar.)

Sugestão para o Desenvolvimento da Lição

Atividade Motivadora

Se for adequado, utilize a seguinte atividade ou uma de sua escolha no início da lição.

Dê lápis e papel a cada aluno. Explique-lhes que as escrituras incluem muitos convites feitos pelo Salvador. Peça aos alunos que leiam os convites feitos pelo Salvador em Mateus 11:28–29 e 3 Néfi 27:27. Peça aos alunos que escrevam O Salvador me convida para: no alto da folha de papel. Depois explique-lhes que esta lição aborda o Sermão da Montanha, que contém muitos convites feitos pelo Salvador. Incentive os alunos a procurarem esses convites durante a lição e escrevê-los no papel.

Discussão e Aplicação das Escrituras

Ao ensinar as seguintes passagens das escrituras, discuta como elas podem ser colocadas em prática na vida. Incentive os alunos a contarem experiências que estejam relacionadas com os princípios encontrados nas escrituras. Por ser difícil fazer todas as perguntas ou cobrir todos os pontos da lição, escolha em espírito de oração aqueles que melhor atendam às necessidades dos alunos.

1. Jesus ensina as Beatitudes a Seus discípulos

Explique-lhes que por muitos séculos depois de o Cristo pré-mortal ter dado a lei de Moisés no alto do monte Sinai, o Messias mortal subiu a outra montanha para proclamar uma lei mais alta em um discurso conhecido como o Sermão da Montanha. Mostre a gravura do Sermão da Montanha.

Os primeiros ensinamentos desse sermão são conhecidos como as bemaventuranças. (Mateus 5:1–12) A palavra beatitude vem da palavra latina beatus, que significa feliz ou abençoado. Leia as Beatitudes e discuta-as, conforme explicado abaixo.

  • Mateus 5:3. O que significa ser “pobre de espírito”? (Ser humilde. Ver também 3 Néfi 12:3.) Por que é importante que sejamos humildes? Como podemos tornar-nos humildes?

  • Mateus 5:4. Quais são algumas das maneiras proporcionadas pelo Senhor para que sejamos consolados? (Ver João 14:26–27 e Mosias 18:8–9, para alguns exemplos.) Como vocês foram consolados em momentos de tristeza?

  • Mateus 5:5. O que significa ser manso? (Ser afável, clemente ou benevolente.) Como podemos desenvolver a mansidão? (Ver Mosias 3:19; Alma 7:23; 13:28.)

  • Mateus 5:6. O que Jesus prometeu àqueles que “têm fome e sede de justiça”? (Ver Mateus 5:6; 3 Néfi 12:6.) O que podemos fazer para elevar nossos apetites das coisas do mundo para a justiça?

  • Mateus 5:7. Como podemos demonstrar misericórdia aos outros? Por que precisamos da misericórdia do Senhor? (Ver Alma 42:13–15.)

  • Mateus 5:8. O que vocês acham que significa ter um coração puro? Como podemos purificar nosso coração? (Ver Helamã 3:35.) Por que precisamos ter um coração puro para ver Deus e habitar com Ele? (Ver Moisés 6:57.)

  • Mateus 5:9. Como podemos ser pacificadores em nossa casa e em nossa comunidade?

  • Mateus 5:10–12. Por que as pessoas justas são às vezes perseguidas? Como devemos reagir à perseguição? (Ver Mateus 5:44; Lucas 6:35.)

Se você utilizou a atividade motivadora, peça aos alunos que relacionem os convites encontrados nas Beatitudes que foram particularmente úteis em sua vida.

2. Jesus declara que Seus discípulos são o “sal da terra” e a “luz do mundo”.

Leia e discuta Mateus 5:13–16. Ao discutir esses versículos, mostre o saleiro e a lâmpada.

• Jesus disse que Seus discípulos eram o “sal da terra”. (Mateus 5:13; D&C 101:39) Quais são algumas das utilidades do sal? (As respostas podem incluir que o sal é um tempero e um conservante.) De que modo os santos dos últimos dias podem ser “o sal da terra”?

• Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 103:9–10. Que esclarecimentos esses versículos apresentam em relação ao que significa ser “o sal da terra”? Como podemos ser “salvadores de homens”? (As respostas podem incluir a pregação do evangelho e o trabalho do templo.)

• Como os santos dos últimos dias podem ser “a luz do mundo”? (Mateus 5:14; ver também o versículo 16.) O que acontece com uma candeia “debaixo do alqueire”? (Mateus 5:15; explique-lhes que alqueire é uma grande cesta.) Como membros da Igreja, de que modo às vezes colocamos nossa candeia debaixo do alqueire? Como podemos deixar nossa luz brilhar de modo a fazer com que outras pessoas “glorifiquem [nosso] Pai, que está nos céus?” (Ver Mateus 5:16; 3 Néfi 18:24.)

3. Jesus ensina uma lei mais elevada do que a lei de Moisés.

Discuta Mateus 5:17–48. Peça aos alunos que leiam alguns versículos em voz alta.

• Jesus disse que veio cumprir a lei de Moisés e não destruí-la. (Mateus 5:17–18) De que modo Ele cumpriu a lei de Moisés?

Explique-lhes que a lei de Moisés havia sido dada “aos filhos de Israel porque eram um povo obstinado, rápido para cometer iniqüidade e vagaroso para lembrar-se do Senhor seu Deus”. Era “uma lei de ritos e de ordenanças (…) que [os israelitas] deveriam observar rigorosamente, dia a dia, para conservarem viva a lembrança de Deus e de seu dever para com ele”. (Mosias 13:29–30) Aqueles que compreendiam a lei “[esperavam] firmemente em Cristo, até que a lei [fosse] cumprida. Pois com esta finalidade a lei foi dada”. (2 Néfi 25:24–25)

O Salvador cumpriu a lei de Moisés quando expiou por nossos pecados. (Alma 34:13–16) Depois da Expiação, deixou de ser exigido que as pessoas sacrificassem animais, como acontecia na lei de Moisés em simbolismo do sacrifício expiatório de Jesus Cristo. Em vez disso, receberam o mandamento de “[oferecer] como sacrifício um coração quebrantado e um espírito contrito”. (3 Néfi 9:20; ver também o versículo 19.)

• Jesus disse que a justiça de Seus discípulos deveria “exceder a dos escribas e fariseus”. (Mateus 5:20) O que faltava na “justiça” dos escribas e fariseus? (Eles concentravam-se apenas nos aspectos externos da lei e desprezavam a importância da fidelidade interior. Se tivessem guardado a lei como deveriam, teriam reconhecido Jesus como o Messias.)

No canto superior esquerdo do quadro-negro, escreva: “Ouvistes que foi dito”. Explique-lhes que no Sermão da Montanha Jesus usou essas palavras ao referir-Se aos mandamentos que faziam parte da lei de Moisés. No canto superior direito do quadro-negro, escreva: “Eu, porém, vos digo”. Explique-lhes que Jesus usava essas palavras ao ensinar aos discípulos Sua lei maior.

• A que lei antiga Jesus se referiu em Mateus 5:21? (Escreva “Não matarás” na coluna “Ouvistes que foi dito”.) Qual foi a lei maior dada por Jesus em relação a esse mandamento? (Ver Mateus 5:22. Escreva “Não se encolerizar” na coluna “Eu, porém, vos digo”. Observe que a frase “sem motivo” não aparece na Tradução de Joseph Smith de Mateus 5:22 ou em 3 Néfi 12:22.) De que modo o mandamento de não nos encolerizarmos é maior do que o de não matarmos? De que modo a ira afeta nosso relacionamento com Deus? O que podemos fazer para controlar nossa ira e procurar eliminá-la de nossa vida?

• O Salvador refere-Se ao ato de levarmos uma “oferta ao altar”, em função da antiga prática de oferecer sacrifícios no altar. (Mateus 5:23) O que Jesus disse que Seus discípulos deveriam fazer se sentissem raiva ao prepararem-se para levar uma oferta ao altar? (Ver Mateus 5:23–24.) Como isso se aplica a nós?

• O que devemos fazer quando alguém nos ofende? (Ver Mateus 5:24: 18:15; D&C 64:8–11.) Qual é o perigo de esperar que uma pessoa que nos ofendeu peça desculpas?

• A que lei antiga Se refere Jesus em Mateus 5:27? (Escreva “Não cometerás adultério” embaixo de “Ouvistes que foi dito”.) Que lei deu Jesus para suplantar esse mandamento? (Ver Mateus 5:28. Escreva “Afastar os pensamentos pecaminosos” embaixo de “Eu, porém, vos digo”.) Quais são algumas das conseqüências dos pensamentos impuros? (Ver Mosias 4:30; Alma 12:14; D&C 63:16.) O que podemos fazer para manter nossos pensamentos puros?

• A Tradução de Joseph Smith declara que o olho e a mão mencionados em Mateus 5:29–30 representam os pecados. O que esses versículos nos ensinam a respeito de como devemos agir em relação a nossos pecados?

• Conforme registrado em Mateus 5:33, de que maneira as pessoas da época do Velho Testamento indicavam estar falando a verdade? (Escreva “Fazer juramentos ao Senhor” embaixo de “Ouvistes que foi dito”.) Que lei foi dada por Jesus para suplantar essa prática? (Ver Mateus 5:34–37. Leia a seguinte declaração do Élder Bruce R. McConkie. Depois escreva “Manter a palavra” embaixo de “Eu, porém, vos digo”.)

O Élder Bruce R. McConkie disse: “Sob a lei mosaica, os juramentos eram tão comuns e eram utilizados em tantas ocasiões diferentes que, na prática, pouco valiam as declarações feitas sem um juramento que as acompanhasse. (…) Sob a lei perfeita de Cristo, a palavra de qualquer homem é sempre válida, e toda declaração deve ser tão verdadeira quanto se fosse feita sob juramento”. [The Mortal Messiah, 4 vols. (1979–1981), 2:140.]

• A que lei antiga Jesus Se refere em Mateus 5:38? (Escreva “Olho por olho” embaixo de “Ouvistes que foi dito”. Explique-lhes que “olho por olho” significava que uma pessoa que tivesse lesado outra receberia a mesma lesão como punição; ver Levítico 24:17–21.) Que mandamento suplantou essa lei? (Ver Mateus 5:39–40. Escreva “Oferecer a outra face” embaixo de “Eu, porém, vos digo”.) Que princípios Jesus ensinou ao dizer que devemos oferecer a outra face quando alguém nos bater e entregarmos a capa quando alguém nos tirar a túnica?

• A que prática antiga Se refere Jesus em Mateus 5:43? (Escreva “Amar o próximo e odiar o inimigo” embaixo de “Ouvistes que foi dito”.) Que mandamento suplantou essa prática? (Ver Mateus 5:44–47. Escreva “Amar os inimigos” embaixo de “Eu, porém, vos digo”.) Como podemos desenvolver amor por nossos inimigos? (Ver Morôni 7:47–48, como exemplo.) Como nossa vida muda quando amamos nosso inimigo? Como isso pode mudar a vida deles?

Se você utilizou a atividade motivadora, peça aos alunos que olhem para o quadro-negro e relacionem os convites encontrados em Mateus 5:17–47 que foram particularmente úteis em sua vida.

• Como devemos entender o mandamento que o Salvador nos deu de sermos perfeitos? (Outra tradução da palavra perfeito em grego é “completo, terminado, totalmente desenvolvido”.) Como o mandamento de sermos perfeitos pode motivar-nos em vez de deixar-nos frustrados?

O Presidente Joseph Fielding Smith disse:

“Creio que o Senhor quis dizer exatamente o que falou: que devemos ser perfeitos como é perfeito nosso Pai que está nos céus. Isso não virá de uma só vez, mas linha sobre linha, preceito sobre preceito, exemplo sobre exemplo, e, mesmo assim, não enquanto estivermos nesta vida mortal, pois que teremos de ir para o além-túmulo antes de alcançarmos essa perfeição e sermos iguais a Deus.

Mas é aqui que lançamos os alicerces. É aqui, neste estado probatório que nos são ensinadas as simples verdades do evangelho de Jesus Cristo, a fim de nos preparar para essa perfeição. Temos por dever ser melhores hoje do que fomos ontem. (…) Se guardarmos os mandamentos do Senhor, estamos nesse caminho para a perfeição.” (Doutrinas de Salvação, comp. Bruce R. McConkie, 3 vols., 2:18–19; ver também D&C 93:11–14, 19–20.)

• Como a Expiação do Salvador nos ajuda a atingir a perfeição? (Ver Morôni 10:32–33; D&C 76:68–70.) Como os ensinamentos do Sermão da Montanha ajudam-nos a achegar-nos a Cristo e sermos aperfeiçoados Nele?

Conclusão

Testifique-lhes que os ensinamentos do Sermão da Montanha ajuda-nos a achegar-nos a Cristo e sermos aperfeiçoados Nele. (Morôni 10:32) Incentive os alunos a aplicarem esses ensinamentos em sua própria vida. Se você utilizou a atividade motivadora, peça aos alunos que olhem para os convites relacionados e escolham um ou dois nos quais irão concentrar-se na próxima semana.

Sugestões para ensino adicionais

Sugere-se o seguinte material para complementar a aula. Você pode usar uma ou mais destas sugestões como parte da lição.

1. “Um caminho mais excelente” (Éter 12:11)

Peça a alguns alunos que estejam preparados para compartilhar algumas idéias sobre como os ensinamentos de Mateus 5 podem ajudá-los no lar, na escola e no trabalho.

2. Os ensinamentos do Salvador a respeito do divórcio

Se você ou os alunos tiverem dúvidas a respeito de Mateus 5:31–32, ver a quinta sugestão para ensino adicional da lição 14. (Ver página 60.)

3. Fita de Vídeo

O segundo segmento de “Costumes do Novo Testamento”, do vídeo Novo Testamento — Apresentações de Vídeo (53914 059), explica o significado da palavra aio, usada em Gálatas 3:24–25 para descrever a lei de Moisés. Se for mostrar esse segmento, discuta como a lei de Moisés foi um aio para levar as pessoas a Cristo.

Imprimir