Escola Dominical: Doutrina do Evangelho
‘Quem Vencer Herdará Todas as Coisas’


Lição 45

“Quem Vencer Herdará Todas as Coisas”

Apocalipse 1–3; 12

Objetivo

Ajudar os alunos a compreender algumas das bênçãos que serão concedidas aos que vencerem as provações da mortalidade por meio de seu testemunho de Jesus Cristo.

Preparação

  1. Leia e pondere as seguintes escrituras e ore a respeito delas:

    1. Apocalipse 1:1–3, 9–20. João é instruído a escrever a revelação que recebe do Senhor por intermédio de um anjo. Nessa revelação, João vê vários símbolos que representam partes da Igreja de Jesus Cristo.

    2. Apocalipse 2–3. Por meio de João, o Senhor ensina aos sete ramos da Igreja na Ásia as bênçãos grandiosas que serão concedidas àqueles que vencerem as provações e tentações da mortalidade.

    3. Apocalipse 12. João tem a visão da Guerra no Céu e sua continuação na Terra. Ele fica sabendo que os santos vencem Satanás por meio da Expiação do Salvador e de seu testemunho.

  2. Leitura adicional: Apocalipse 21:7; Guia para Estudo das Escrituras: “Apocalipse do Apóstolo João”, p. 19.

  3. Se for utilizar a atividade motivadora, esteja preparado para usar as ilustrações da página 191. Você pode desenhar uma versão maior dessas ilustrações no quadro-negro ou em um cartaz para que todos os alunos consigam vê-las.

  4. Sugestão didática: Bons professores são bons ouvintes. Ouvir implica não apenas em escutar mas também tentar compreender o que está sendo dito. Os professores que ouvem atentamente mostram que compreendem e valorizam cada um dos alunos. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 168–170.)

Sugestão para o Desenvolvimento da Lição

Atividade Motivadora

Se for adequado, utilize a seguinte atividade ou uma de sua escolha para começar a lição.

Peça aos alunos que pensem nos símbolos que o Senhor usou para ensinar durante Seu ministério mortal. (As respostas podem incluir o sal, o trigo e o joio, o pão e as oliveiras.)

• Por que os símbolos são úteis no ensino? (Eles podem ajudar o aprendiz a compreender e lembrar-se por meio de uma comparação entre coisas bem conhecidas e outras que não lhe são tão familiares; eles podem ter vários níveis de significado; eles podem incentivar o aprendiz a ponderar mais profundamente nas coisas que foram ensinadas.)

Explique-lhes que os símbolos são usados a todo momento, nas escrituras, mas particularmente no livro de Apocalipse. Mostre as ilustrações da página 191 e diga que essas ilustrações mostram símbolos que são mencionados no capítulo 1 de Apocalipse. Todos esses símbolos serão discutidos nesta lição.

Explique-lhes que o Apóstolo João, o autor do livro do Apocalipse, fazia parte de uma cultura que usava muitos símbolo no falar e no escrever. Os leitores modernos freqüentemente encontram dificuldade em entender o simbolismo utilizado nos escritos de João. Se interpretarmos as imagens de modo literal, o livro de Apocalipse pode parecer estranho e desconcertante. Se lembrarmos que muitas imagens são simbólicas e representa pessoas, coisas ou conceitos que conhecemos bem, o livro se torna mais fácil de ser compreendido.

Discussão e Aplicação das Escrituras

Em espírito de oração escolha as passagens das escrituras e as perguntas desta lição que melhor atendam às necessidades dos alunos. Utilize a maior parte da aula discutindo essas passagens e perguntas. Ajude os alunos a compreenderem que o livro de Apocalipse é importante e útil para os nossos dias.

1. João vê vários símbolos que representam partes da Igreja de Jesus Cristo.

Leia e discuta Apocalipse 1:1–3, 9–20.

Analise com a classe as seguintes informações gerais a respeito do Livro de Apocalipse:

João foi um dos Apóstolos originais do Salvador. Ele havia sido banido pelo governo romano para Patmos, uma pequena ilha próxima da costa oeste da atual Turquia, sob acusação de prestar testemunho de Jesus Cristo. Enquanto estava nessa ilha, João foi visitado por um anjo e recebeu uma revelação que escreveu em cartas enviadas aos sete ramos da Igreja na Ásia. (Apocalipse 1:1, 9–11) Essas cartas se tornaram o livro de Apocalipse.

O livro de Apocalipse foi escrito basicamente em linguagem simbólica. Seu tema é: “Na Terra, no final, haverá o triunfo de Deus sobre o diabo: uma vitória permanente do bem sobre o mal, dos santos sobre seus perseguidores, do reino de Deus sobre os reinos dos homens e o de Satanás. (…) Os detalhes a respeito das bestas, das guerras, dos anjos, dos homens, etc. contribuem para o desenvolvimento desse tema. Com um pouco de estudo, o tema pode ser compreendido, mesmo que nem todos os detalhes tenham sido completamente identificados.” (Bible Dictionary, “Revelation of John”, p. 762.)

Os três primeiros capítulos do livro registram o testemunho de João quanto à veracidade da revelação, as instruções que João recebeu do Senhor e o conselho de João aos sete ramos da Igreja na Ásia. O capítulo 4 registra a visão que João teve do céu, e os capítulos de 5 a 20 registram sua visão do destino triunfante do reino de Deus. Essa visão mostra as batalhas contra o reino de Satanás, a destruição do reino de Satanás e os momentos finais da história do mundo. Depois disso há uma visão do novo céu e da nova Terra: o mundo em seu estado celestial (Apocalipse 21:1–5) O livro de Apocalipse termina com o testemunho do anjo e outros conselhos do Senhor.

• Qual foi a primeira imagem, ou símbolo, que João viu nessa revelação? (Ver Apocalipse 1:12.) O que representavam esses castiçais? (Ver Apocalipse 1:20.) Por que esses castiçais eram um símbolo adequado dos ramos da Igreja? (Ver 3 Néfi 18:24 e a citação abaixo.) Como as alas e ramos de hoje podem agir como se fossem castiçais?

O Élder Bruce R. McConkie disse: “Os castiçais são portadores da luz; eles não a criam. Sua função é colocá-la à disposição das pessoas, não produzi-la. Desse modo, ao usar sete castiçais para representar as sete igrejas a que João deveria aconselhar, o Senhor mostrou que suas congregações na Terra devem levar Sua luz ao mundo”. (Doctrinal New Testament Commentary, 3 vols., 1966–1973, 3:442)

• Onde estava o Salvador em relação aos sete castiçais? (Ver Apocalipse 1:13.) De que maneira o Salvador Se encontra no meio de Sua Igreja atualmente? Por que é importante que saibamos que Ele Se encontra no meio de Seu povo?

• O que o Salvador estava segurando em Sua mão direita quando estava no meio dos sete castiçais? (Ver Apocalipse 1:16.) O que representam as sete estrelas? (Ver Apocalipse 1:20; ver também Apocalipse 2:1 e Apocalipse 3:1. Em toda a Tradução de Joseph Smith de Apocalipse 1–3, a palavra anjo foi substituída por servo, deixando claro que as estrelas representam os líderes dos sete ramos da Igreja.) De que modo os líderes se assemelham a estrelas? (As respostas podem incluir que são constantes e que orientam as pessoas que olham para eles.)

• O que saía da boca do Salvador nessa visão? (Ver Apocalipse 1:16.) O que essa espada representa? (Ver D&C 6:2.) De que maneira a palavra do Senhor se assemelha a uma espada? (Ver Hebreus 4:12; Helamã 3:29.)

• Que outro símbolo o Senhor possuía nessa revelação? (Ver Apocalipse 1:18.) O que o Salvador fará com essas chaves? (Ele salvará todas as pessoas da morte física e todos os justos da morte espiritual. Ver 2 Néfi 9:10–13.)

2. O Senhor diz aos sete ramos da Ásia quais serão as bênçãos prometidas aos que vencerem.

Discuta Apocalipse 2–3. Peça aos alunos que leiam alguns versículos em voz alta. Explique-lhes que os capítulos 2 e 3 contêm as palavras do Senhor a cada um dos sete ramos da Igreja na Ásia. O Senhor analisa alguns pontos fortes e fracos de cada ramo e admoesta os santos a corrigirem suas fraquezas.

• Da mesma forma que o Senhor elogiou e repreendeu os membros da Igreja na Ásia, Ele faz o mesmo conosco atualmente. Em que aspectos o Senhor poderia elogiar-nos? Quais são algumas das coisas que Ele nos ordenou que corrigíssemos?

Explique-lhes que em suas instruções aos ramos da Igreja na Ásia, o Senhor também prometeu grandes bênçãos aos que vencessem as provações e tentações da mortalidade. Escreva no quadro-negro Promessas aos que Vencerem. Ao discutir cada promessa, escreva-a embaixo desse título.

À igreja de Éfeso (Apocalipse 2:1–7)

• O Senhor advertiu os efésios de que precisavam arrepender-se, mas também prometeu: “Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida”. O que representa a árvore da vida? (Ver 1 Néfi 11:21–22.) Por que essa é a mais desejável de todas as bênçãos?

À igreja de Esmirna (Apocalipse 2:8–11)

• O Senhor advertiu os santos de Esmirna de que teriam de passar por muitas provações, mas também prometeu: “O que vencer não receberá o dano da segunda morte”. (Ver Alma 12:16, 32; Helamã 14:18.) Como a promessa do Senhor aos santos de Esmirna ajuda-nos a colocar nossas provações dentro da perspectiva correta? À igreja de Pérgamo (Apocalipse 2:12–17)

• O Senhor criticou algumas pessoas de Pérgamo por seguirem a doutrina de Balaão, um profeta do Velho Testamento que desejava receber honras e recompensas terrenas mais do que seguir a vontade do Senhor. De que honras e recompensas terrenas talvez tenhamos que desistir para obedecer a vontade do Senhor?

• Aos santos de Pérgamo o Senhor prometeu: “ao que vencer darei eu a comer do maná escondido”. (A palavra escondido neste contexto significa sagrado ou que não está evidente para todas as pessoas.) O que representa o maná escondido? (Ver João 6:35, 49–51.)

À igreja de Tiatira (Apocalipse 2:18–29)

• Em suas palavras aos santos de Tiatira, o que o Senhor promete aos que vencerem? (Ver Apocalipse 2:26–28. Explique-lhes que essas promessa se referem à exaltação e a vida eterna, quando os justos governarão reinos celestiais.) O que é a vara de ferro com que os justos governarão as nações? (Ver 1 Néfi 11:25; Tradução de Joseph Smith, Apocalipse 2:27.) Como podemos usar a palavra de Deus para governar nossa própria vida?

• Quem é a estrela da manhã mencionada em Apocalipse 2:28? (Ver Apocalipse 22:16.) O que poderia significar receber a estrela da manhã? (As respostas podem incluir receber Cristo em nossa vida e receber as bênçãos de Sua Expiação.)

À igreja de Sardes (Apocalipse 3:1–6)

• Que bênçãos o Senhor prometeu aos santos de Sardes? (Ver Apocalipse 3:5.) Como a participação nas ordenanças do templo nos preparam para sermos “vestidos de vestes brancas” eternamente? O que é o livro da vida? (Ver D&C 128:7; ver também Êxodo 32:33; Alma 5:58; guia para Estudo das Escrituras: “Livro da Vida”, p. 130.) O que acontecerá àqueles cujos nomes estão escritos no livro e não forem riscados por causa de iniqüidade? (Ver Apocalipse 21:10, 23–27; Alma 5:58; D&C 88:2.)

À igreja de Filadélfia (Apocalipse 3:7–13)

• O que o Senhor disse que faria pelos santos de Filadélfia por terem guardado a Sua palavra e não terem negado Seu nome? (Ver Apocalipse 3:10.) De que modo uma vida justa nos ajuda a resistir às tentações?

• O Senhor prometeu ao que vencer: “Escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus”. O que significa ter o nome de Deus e o nome de Sua cidade escritos em nós? (Sermos semelhantes a Deus e tornar-nos cidadãos de Seu reino eterno.)

À igreja de Laodicéia (Apocalipse 3:14–22)

• O Senhor condenou os santos de Laodicéia, que não eram “nem frios nem quentes”. (Apocalipse 3:15–16) De que modo podemos às vezes ser espiritualmente “mornos”? Como podemos aumentar nossa dedicação ao evangelho de Jesus Cristo?

• O Senhor prometeu aos santos de Laodicéia: “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono”. (Apocalipse 3:21) Que bênçãos são simbolizadas pela promessa de sentar-nos com o Senhor em Seu trono? (Ver Romanos 8:16–17.)

Volte à lista de promessas no quadro-negro e diga que se considerarmos todas essas promessas juntas, elas descrevem o destino eterno dos justos. Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 132:20, que apresenta um resumo dessas promessas.

3. João fica sabendo que os santos vencem Satanás por meio da Expiação de Jesus Cristo e por seu testemunho.

Leia e discuta alguns versículos de Apocalipse 12. Explique-lhes que em sua revelação, João teve uma visão simbólica da Guerra no Céu e sua continuação na Terra.

Explique-lhes que a mulher mencionada em Apocalipse 12:1–2, 5 representa a Igreja de Deus. A criança a que ela deu à luz representa o reino de Deus: o governo que existirá na Terra durante o reinado milenar de Jesus Cristo. (Ver Tradução de Joseph Smith, Apocalipse 12:7; ver também Joseph Fielding Smith, Doutrinas de Salvação, comp. Bruce R. McConkie, 3 vols, 1976, 1:247)

• Quem representa o dragão de Apocalipse 12? (Ver Apocalipse 12:9) O que aconteceu ao dragão e seus seguidores na Guerra no Céu? (Ver Apocalipse 12:3–4, 7–9.) O que fez o dragão depois de ser expulso? (Ver Apocalipse 12:17.) Contra quem Satanás está lutando hoje em dia? (Ver Apocalipse 12:12.)

O Presidente Wilford Woodruff disse: “Há dois poderes na Terra e no meio dos habitantes da Terra — o poder de Deus e o poder do diabo. (…) Quando Deus tem um povo na Terra, não importa em que época, Lúcifer, o filho da manhã, e os milhões de espíritos decaídos que foram expulsos do céu guerreiam contra Deus, contra Cristo, contra o trabalho de Deus e contra o povo de Deus. E não estão hesitantes nos dias de hoje e em nossa geração. Sempre que o Senhor estende a mão para realizar qualquer obra, esses poderes lutam para destruí-la.” (Deseret Evening News, 17 de outubro de 1896, p. 9; citado por Gordon B. Hinckley, em A Liahona, janeiro de 1987, p. 43.)

• Como a Igreja e o reino de Deus vencerão Satanás no final? (Ver Apocalipse 12:11.) Como a Expiação de Cristo e nosso testemunho dela pode ajudar-nos em nossa luta individual contra Satanás?

Conclusão

Preste testemunho de que aqueles que vencerem as tentações e provações do mundo herdarão as bênçãos da vida eterna. Lembre os alunos que a Expiação do Salvador proporciona-nos uma maneira de vencer, se nos arrependermos e formos fiéis.

Outras Sugestões Didáticas

Sugere-se o seguinte material para complementar a aula. Você pode usar esta sugestão como parte da lição.

“Eis que estou à porta, e bato” (Apocalipse 3:20)

Mostre a gravura Jesus Bate à Porta (Pacote de Gravuras do Evangelho 34730 059 – 237).

• O que Apocalipse 3:20 nos ensina a respeito do Senhor? (Ver também Apocalipse 22:17.) De que maneira vocês comprovaram a veracidade disso?

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem