Biblioteca
Lição 92: Alma 34–35


Lição 92

Alma 34–35

Introdução

Depois que Alma ensinou os zoramitas a acreditar no Filho de Deus, Amuleque declarou seu próprio testemunho de Jesus Cristo, provendo uma segunda testemunha. Amuleque, companheiro de Alma, enfatizou que a Expiação de Jesus Cristo é necessária para a salvação de toda a humanidade e que as pessoas podem receber todas as bênçãos da Expiação ao exercer fé para o arrependimento. Muitos zoramitas aceitaram o convite ao arrependimento feito por Amuleque. Quando os zoramitas arrependidos foram expulsos da terra por seus governantes e sacerdotes ímpios, os nefitas e os amonitas lhes deram comida, roupas e terras para sua herança. Como resultado, os lamanitas e zoramitas impenitentes começaram a fazer preparativos para a guerra contra os nefitas e o povo de Amon.

Sugestões Didáticas

Alma 34:1–14

Amuleque ensina aos zoramitas sobre a Expiação de Jesus Cristo

Escreva as seguintes declarações no quadro antes do início da aula. Peça aos alunos que escrevam no caderno ou em folhas de papel se acham que cada declaração é verdadeira ou falsa.

  1. Quando Jesus Cristo expiou pelos pecados da humanidade, Ele sofreu apenas pelas pessoas justas.

  2. Todas as pessoas precisam da Expiação para ser salvas.

  3. Qualquer pessoa pode expiar ou pagar pelos pecados de outra.

Depois que os alunos tiverem tido tempo para escrever suas respostas, lembre-os de que Alma ensinou a um grupo de zoramitas como receber a palavra de Deus e exercer fé em Jesus Cristo (ver Alma 32–33). Resuma Alma 34:1–7 explicando que Amuleque seguiu Alma, prestando seu próprio testemunho do Salvador. Peça aos alunos que examinem em silêncio os ensinamentos de Amuleque em Alma 34:8–9, 11, identificando frases que indiquem se cada declaração escrita no quadro é verdadeira ou falsa. Depois, analise as declarações com a classe. As respostas corretas são:

  1. Falso — “Ele expiará os pecados do mundo” (Alma 34:8).

  2. Verdadeiro — “Deverá haver uma expiação; do contrário, toda a humanidade inevitavelmente perecerá” (Alma 34:9).

  3. Falso — “Não há homem algum que possa sacrificar o seu sangue para expiar pecados de outrem” (Alma 34:11).

Depois que os alunos tiverem discutido a resposta para a declaração 3, pergunte:

  • Por que vocês acham que Jesus Cristo é o único que podia expiar pelos pecados do mundo?

Para ajudar os alunos a responder a essa pergunta, peça que leiam Alma 34:10, 14 em silêncio. Depois, leia a seguinte declaração do Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Russell M. Nelson

“Sua Expiação é infinita — sem fim. Também é infinita no sentido de que toda a humanidade seria salva da morte sem fim. Foi infinita em termos de Seu imenso sofrimento. (…) Foi infinita em abrangência, teria que ser feita de uma vez por todos. E a misericórdia da Expiação estende-se não apenas a um número infinito de pessoas, mas também a um número infinito de mundos criados por Ele. Foi infinita além de toda escala de medida humana ou de compreensão mortal.

Jesus era o único que podia oferecer uma Expiação infinita, uma vez que Ele nasceu de mãe mortal e de Pai imortal. Devido a essa condição singular de Seu nascimento, Jesus era um Ser infinito” (“The Atonement”, Ensign, novembro de 1996, p. 35).

“De acordo com a lei eterna, a Expiação exigia o sofrimento pessoal de um ser imortal. Ainda assim, Ele deveria morrer e tomar Seu corpo novamente. O Salvador era o único capaz de realizar tal feito. De Sua mãe, Ele herdou o poder para morrer. De Seu Pai, obteve o poder sobre a morte” (“Constância na Mudança”, A Liahona, janeiro de 1994, p. 35).

  • Como os ensinamentos de Amuleque e as declarações do Élder Nelson nos ajudam a compreender por que Jesus Cristo é o único que poderia expiar pelos pecados do mundo?

  • Como vocês resumiriam o que aprenderam até agora em Alma 34 a respeito da Expiação de Jesus Cristo? (Os alunos podem sugerir outras verdades, mas certifique-se de que compreendam que A infinita e eterna Expiação de Jesus Cristo torna a salvação possível para toda a humanidade.)

Para ajudar os alunos a apreciar melhor a necessidade da Expiação, no plano de salvação do Pai Celestial, você pode usar a seguinte atividade. Você pode adaptar essa atividade para que atenda às necessidades e aos interesses de seus alunos.

Escreva a seguinte frase no quadro: Imaginem a vida sem …

Mostre um objeto que muitos jovens valorizam (como um celular) e pergunte:

  • Como vocês imaginam que seria a vida sem este objeto?

Em seguida, mostre uma garrafa ou copo de água (ou outra coisa que seja essencial para suster a vida).

  • Como seria a vida sem água?

Depois que os alunos tiverem discutido a necessidade da água, complete a declaração escrita no quadro para que fique assim: Imaginem a vida sem a Expiação de Jesus Cristo.

  • Como a vida seria diferente sem a Expiação de Jesus Cristo? (Dê aos alunos um tempo para ponderar essa pergunta antes de pedir respostas. Se o tempo permitir, você pode convidá-los a escrever respostas para esta pergunta.)

Alma 34:15–41

Amuleque ensina aos zoramitas como exercer fé para o arrependimento

Saliente que embora Jesus Cristo tenha realizado a Expiação por todas as pessoas, não recebemos todas as bênçãos da Expiação automaticamente. Amuleque ensinou o que precisamos fazer para receber todas as bênçãos colocadas ao nosso alcance por meio da Expiação. Peça aos alunos que leiam Alma 34:15–17 em silêncio e identifiquem uma frase que Amuleque disse quatro vezes. (“Fé para o arrependimento.”)

  • O que podemos aprender em Alma 34:15–17 sobre o que precisamos fazer para receber as bênçãos plenas da Expiação? (Certifique-se de que os alunos compreendam que para receber as bênçãos plenas da Expiação, precisamos exercer fé para o arrependimento.)

  • O que vocês acham que significa exercer fé para o arrependimento?

Para ajudar os alunos a compreender o que significa exercer fé para o arrependimento, leia a seguinte declaração do Presidente Dieter F. Uchtdorf, da Primeira Presidência:

“Precisamos de grande fé em Cristo para sermos capazes de nos arrepender. (…) A fé em Cristo mudará nossos pensamentos, crenças e comportamentos que não estejam em harmonia com a vontade de Deus. (…) Arrepender-se significa passar por uma mudança na mente e no coração: parar de fazer coisas erradas e começar a fazer coisas certas” (“O Ponto de Retorno Seguro”, A Liahona, maio de 2007, p. 100).

  • Por que é importante compreender que o arrependimento exige que não apenas paremos de fazer o que é errado, mas que comecemos a fazer coisas certas?

  • De acordo com Alma 34:16, quais são os resultados quando exercemos fé para o arrependimento?

  • O que acontece se não exercermos fé para o arrependimento? (Você pode explicar que ser “exposto às exigências de toda a lei da justiça” significa sofrer as plenas consequências de nossos pecados e perder o direito às bênçãos da vida eterna.)

  • De acordo com Alma 34:17, qual é uma coisa que podemos fazer para exercer fé para o arrependimento?

Peça aos alunos que leiam Alma 34:17–28 em silêncio. Peça que procurem o que Amuleque ensinou aos zoramitas sobre a oração, inclusive quando orar e pelo que orar.

  • O que Amuleque ensinou sobre a oração que se relaciona com sua vida? Por que vocês acham que a oração é uma parte importante do exercício da fé para o arrependimento?

  • Amuleque disse que nossas orações de nada valerão, ou serão inúteis, se não ajudarmos as pessoas a nosso redor (ver Alma 34:28). Por que vocês acham que isso acontece?

Para ajudar os alunos a ponderar outras maneiras pelas quais podemos exercer fé para o arrependimento, peça que respondam aos seguintes exemplos:

  1. Um rapaz criou o hábito de usar linguagem imprópria. Quais são algumas das maneiras pelas quais ele poderia demonstrar fé para o arrependimento para libertar-se desse hábito? (As respostas podem incluir orar pedindo ajuda, pedir a ajuda de familiares e amigos, e participar de atividades que convidem o Espírito.)

  2. Uma moça e um rapaz se envolveram num relacionamento impróprio. Sentiram o Espírito Santo inspirá-los a terminar imediatamente esse relacionamento. Como o fato de seguir essa inspiração representa fé para o arrependimento? Que outros passos precisamos dar para assegurar-nos de que estamos no caminho para o completo arrependimento? (As respostas podem incluir buscar a orientação do bispo ou presidente do ramo e orar pedindo forças e perdão.)

  • O que significa procrastinar? Quais são alguns motivos pelos quais as pessoas procrastinam?

Peça aos alunos que leiam Alma 34:33 em silêncio, procurando algo sobre o qual Amuleque advertiu os zoramitas para que não procrastinassem. Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Alma 34:32–35. À medida que eles leem, peça à classe que procure as consequências de procrastinar nosso arrependimento. À medida que os alunos relatarem o que aprenderam, escreva a seguinte verdade no quadro: Esta vida é o tempo para preparar-nos para encontrar-nos com Deus.

  • Como você explicaria a alguém essa verdade?

  • Imaginem que tenham um amigo que esteja desobedecendo alguns mandamentos mas planeja arrepender-se mais tarde. O que você ensinaria a esse amigo com base no que aprendeu em Alma 34:32–35?

Explique aos alunos que Amuleque não apenas advertiu a respeito das consequências de procrastinarmos o arrependimento. Ele também ensinou sobre as bênçãos de escolhermos arrepender-nos agora. Peça aos alunos que leiam Alma 34:30–31 em silêncio e identifiquem essa bênção.

  • Em Alma 34:31, que certeza foi dada aos que se arrependem agora? (“Iimediatamente terá efeito para vós o grande plano de redenção.”)

Leia a seguinte declaração do Presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos:

“Não precisam conhecer todas as coisas para que o poder da Expiação aja em vocês. Tenham fé em Cristo e ela começará a agir no momento em que pedirem!” (“Washed Clean”, Ensign, maio de 1997, p. 10.)

  • Como o entendimento dessa certeza nos ajuda? De que maneiras vocês sentiram a Expiação começar a exercer efeito em vocês quando começaram a confiar nela?

Leia a seguinte declaração do Presidente Harold B. Lee. Peça aos alunos que procurem ouvir o que Presidente Lee chamou de “o mais importante de todos os mandamentos”.

“Caso tvocês tenham incorrido em erros, comecem hoje mesmo a mudar sua vida. Distanciem-se do que estão fazendo de errado. O mais importante de todos os mandamentos de Deus é aquele que [temos] a maior dificuldade para cumprir hoje. Seja um problema com a honestidade, com a lei da castidade, com a falsidade ou com a mentira, hoje é o dia de trabalharem para vencer tal pecado, até conseguirem. (…) Resolvam o problema e, em seguida, passem para o próximo que lhes seja mais difícil sobrepujar” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Harold B. Lee, 2000, p. 30).

  • De acordo com o Presidente Lee, qual é o mandamento mais importante? Por quê?

Escreva as seguintes declarações incompletas no quadro. Peça aos alunos que as completem no caderno ou diário de estudo das escrituras.

Hoje, o mandamento mais importante para mim é …

Começarei agora a exercer fé para o arrependimento …

Alma 35

Os zoramitas arrependidos vão morar com os justos

Resuma Alma 35 explicando que muitos zoramitas se arrependeram de seus pecados. Foram expulsos da terra por seus governantes e sacerdotes iníquos, e foram morar na terra de Jérson com o povo de Amon. O povo de Amon lhes deu terras, e os nefitas enviaram seus exércitos para protegê-los.

Testifique que podemos receber as bênçãos da Expiação do Salvador assim que exercermos fé para o arrependimento. Incentive os alunos a seguir o exemplo do povo de Amon e dos nefitas demonstrando bondade e dando apoio aos que procuram se arrepender.

Imprimir